Lubrificaçao Industrial

domingo, 12 de dezembro de 2010

SELEÇAO DE VISCOSIDADE

O tecnico em lubrificação sempre é questionado sobre qual a melhor viscosidade para um redutor ou caixa de engrenagem. Na verdade um conjunto de fatores é levado em consideração, além é claro, das recomendações do fabricante do componente, contudo é imprescindível que sejamos cautelosos e observemos três fatores:


1. Velocidade:
Quanto maior a velocidade das peças em movimento, maior a facilidade em manter a película lubrificante, podendo neste caso ser utilizado um Lubrificante menos viscoso, mesmo em situação de cargas elevadas. Além disso, quanto maior a velocidade das peças, maior a fricção entre estas e o lubrificante, havendo diminuição de potência. Novamente se utilizarmos um lubrificante menos viscoso, esta variação de potência será menos sentida. Inversamente, peças com um movimento mais lento requerem a utilização de um Lubrificante mais viscoso, de modo a diminuir o escorrimento do mesmo.

2. Temperatura:
No caso temperaturas de operação elevadas promovem a diminuição da viscosidade do Lubrificante, havendo necessidade de utilizar, neste caso, um produto mais viscoso para compensar esse efeito. A temperatura baixa, o óleo terá um comportamento inverso.

3. Pressão:
Em condições elevadas de pressão o Lubrificante é comprimido e parcialmente empurrado para fora do equipamento, sendo necessário utilizar um produto mais viscoso ou com aditivos que garantam melhor aderência de superfícies combinadas a alto resistência a extremas pressões.
Sendo assim, na seleção do lubrificante mais adequado para um desempenho adequado, devemos levar em conta pelo menos estes três fatores em simultâneo.

MILER CLEWSTON DE MARCHI
Tecnico em Mecanica Industrial
Representante Tecnico-Comercial
17 - 9119.5050 milerdemarchi@gmail.com
http://www.chemlub.com.br/
Lider em Lubrificantes de Alta Performance

Nenhum comentário:

Postar um comentário